top of page
03-critica transatlantica_cartaz-1.jpg

Desde meados do século XIX, a crítica foi uma prática fundamental para a construção e questionamento de ideias, modelos e narrativas no campo da arquitetura. Foi, também, um mecanismo crucial na estruturação de uma rede de relações, contacto e permuta entre intelectuais ibéricos e sul-americanos que extravasou as fronteiras físicas e imaginárias que diferentes tensões geopolíticas ajudaram a erguer e a cristalizar.
Apesar dos esforços recentes no desenvolvimento de trabalhos monográficos e na cartografia da sua produção, o entendimento da crítica de arquitetura como prática transcultural e o enfoque específico sobre as relações ibero-americanas parecem apresentar ainda caminhos de pesquisa a aprofundar e a explorar.
Esta jornada de estudos propõe trazer contribuições para o encaminhamento dessas pesquisas. Busca, assim, tomar o espaço Atlântico como recorte metafórico, uma zona de contacto, e, de maneira mais específica, pretende investigar os mecanismos de mediação dos críticos, os seus lugares institucionais, formais e informais de encontro e de troca. A hipótese é a de que esses mecanismos contribuíram para conferir tangibilidade aos discursos e aos objetos da crítica.
Os casos de estudo aqui apresentados definem, por isso, tentativas de aproximação às maneiras de se pensar e fazer crítica como ação de transculturação. Partem, pois, de interrogações diferenciadas entre si, que procuram perceber como é que esses lugares venceram fronteiras físicas e ideológicas, e até que ponto a rotina de encontros regulares entre os críticos ibéricos e os sul-americanos criou uma cultura de troca, debate e influência mútua. Ou seja, trata-se de estudar como é que, em diferentes ondas de mundialização, os críticos parecem ter sido agentes ativos na construção de uma cidadania global e vocabulário compartilhado.

COORDENAÇÃO:
Rute Figueiredo (CEAA-ESAP) | Priscilla Alves Peixoto (PROARQ-UFRJ) | Maria Helena Maia (CEAA-ESAP)


ENQUADRAMENTO:
Para Ligar dois Hemisférios
. Os mecanismos da mediação crítica na cultura transatlântica é uma jornada de estudos partilhada entre o Programa de Mestrado Integrado em Arquitetura da Escola Superior Artística do Porto e o Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resulta do esforço de colaboração concertado dos projectos de investigação ARCHMEDIUM (CEAA) e História da crítica da arquitetura (PROARQ-UFRJ).

Logos_pt.jpg
bottom of page