Todos os trabalhos aprovados para o colóquio estão convidados a enviar artigos completos para o dossiê temático “Crítica, mídias, memória | Diálogos transatlânticos em arquitetura”, número 43 da revista acadêmica Cadernos PROARQ, que será publicado ao final de 2024. Esclarecemos que o aceite no colóquio não garante a publicação na revista, que conta com nova rodada de avaliação pelos pares, considerando o artigo completo.
Informações sobre o dossiê estão detalhadas abaixo:
CADERNOS PROARQ 43
Edição Temática: "Crítica, Mídias e Memória. Uma cultura transatlântica"
Editores Especiais: Priscilla Peixoto, Guilherme Bueno, Daniela Ortiz dos Santos, Rute Figueiredo, Mário Magalhães e Joana Mello de Carvalho e Silva.
Período de submissões: de 26/08/2024 a 04/11/2024
Este dossiê se abre a artigos e ensaios que analisem a operação crítica em arquitetura – seus objetos, suas práticas e seus atores – constituída no trânsito do Oceano Atlântico. Busca abordar os diferentes mecanismos de mediação (traduções, periódicos, publicações e reuniões internacionais) que permitiram estruturar redes de relações, contato e permuta entre atores sociais provenientes de culturas críticas das diferentes margens desse oceano e que, sobretudo, o entrecruza. Assim, a candidatura de textos para compor este dossiê deve se inscrever no âmbito da história da crítica da arquitetura e enquadrar objetos que enfatizem o transitar por territórios na modernidade. Deve também demonstrar a intenção de investigar a crítica da arquitetura como prática de identificação, tensionamento e mediação de culturas arquitetônicas diversas. Enfatizar, portanto, o modo como culturas críticas, ao entrarem em contato umas com as outras, se modificam a partir de perdas, seleções e redescobertas, criando algo que não é nem mera junção, nem um mosaico, mas sim uma síntese nova e criativa. Artigos que também alertem para um modo de lidar com as incertezas do futuro, visto que falar de culturas atlânticas é, com muita frequência, falar de corpos desterrados e, em exílio, que muitas vezes encontram na transculturação um (ou o único) modo de existir (resistindo).
O CADERNOS PROARQ abre seu fluxo de submissões para pesquisadores da área de arquitetura e urbanismo e correlacionadas, ao mesmo tempo em que busca aproximar o conjunto de trabalhos derivados do II colóquio crítica . media . memória | diálogos transatlânticos em arquitetura, que serão igualmente submetidos e avaliados de forma dupla-cega.