top of page
2024-CMM-Imagem_01-r00.png

Escopo das contribuições: Convidamos propostas inéditas que estudem as operações críticas, seus diferentes atores e suas rotas de deslocamento historicamente entrelaçadas que cruzam e acontecem por meio do Oceano Atlântico. Assim como objetos em trânsito; os espaços de definição, legitimação e mediação de diferentes culturas críticas; as agendas e diálogos propostos; e a historiografia e a memória da crítica. 

Eixos de discussão* (apenas indicativo):

 

A experiência transatlântica e a operação crítica:
Este eixo convida a discussões sobre a historicidade da crítica arquitetônica na esfera transatlântica.
Assuntos sugeridos: Críticos e seus percursos; objetos em trânsito; agendas da crítica construídas em deslocamento; espaços de definição e legitimação entre diferentes culturas de crítica.

 

A memória da crítica no trânsito transatlântico:
Este eixo estimula o debate sobre a crítica arquitetônica e sua natureza transatlântica como bens patrimoniais.
Assuntos sugeridos: Valores atribuídos e em disputa; cartografias de atores envolvidos; processos de reconhecimento.

 

*Nota sobre os eixos de discussão: Note que esses eixos de discussão não são as mesas propostas pelo evento. São apenas caminhos indicativos do interesse do colóquio. As mesas do evento serão definidas a partir das propostas de trabalho recebidas.

Detalhes da submissão: Os resumos devem ter até 500 palavras, incluir de 3 a 5 palavras-chave e indicar o eixo de discussão ao qual desejam vincular. Aceitamos submissões em português, espanhol ou inglês. Os resumos devem ser submetidos via formulário online. Cada proposta será submetida a avaliação cega por pares por, no mínimo, dois membros do nosso Conselho Científico.

Cronograma:

Submissão de resumos até: 15 de abril de 2024
Notificação de aceitação do resumo: 15 de maio de 2024
Prazo de inscrição: 17 de julho de 2024
Colóquio: 29 a 31 de outubro de 2024

 

Publicação: Os trabalhos selecionados serão incentivados a desenvolver artigos para publicação no dossiê temático da revista científica Cadernos PROARQ.

Informações técnicas e logísticas: As apresentações devem ser limitadas a 20 minutos, seguidas de uma sessão de perguntas e respostas. Para trabalhos presenciais, os equipamentos de apresentação padrão (projetor, tela e sistema de som) estarão disponíveis. Para mais dúvidas logísticas, entre em contato com criticamemoria@gmail.com

bottom of page